Furacao.com
Notícias

Mercado | sábado, 14 de abril de 2007, 21h28

Valencia consegue liberação e deve reforçar Furacão

Por: André Pessôa (Furacao.com)

Foto Destaque

Valencia é um dos destaques do futebol colombiano [foto: arquivo]

O colombiano Edwin Valencia conseguiu a sua liberação do América de Cali e deve assinar contrato com o Atlético. O jogador de 22 anos tem passagens pelas seleções sub-20 e principal da Colômbia e é considerado uma das grandes revelações dos Diabos Vermelhos.

Conforme a Furacao.com noticiou no final de março, Valencia estava apenas esperando uma decisão judicial favorável para voltar a Curitiba e acertar com o Rubro-negro. Nessa sexta-feira, o Segundo Tribunal Penal de Cali ordenou que o América, ex-clube do jogador, entregue o Certificado de Transferência para que o meia possa voltar a trabalhar.

Dessa forma, Valencia está livre para negociar com qualquer clube. O próprio jogador declarou recentemente à imprensa colombiana que deve chegar a Curitiba nos próximos dias para assinar contrato com o Atlético e ser o mais novo reforço do Furacão para o restante da temporada.

Disputa com o América de Cali

Há mais de quatro meses o meia Valencia vem tentando a liberação de seu contrato com o América de Cali para assinar com o Atlético. Em janeiro, ele desembarcou no CT do Caju (junto com o goleiro Viáfara) para assinar com o Atlético. Mas a recusa do América de Cali em liberar o atestado liberatório dos atletas emperrou as negociações.

O problema começou em 2006, quando o clube colombiano decidiu rebaixar sete atletas (entre eles Valencia e Viáfara) de seu elenco principal para o time B, depois da fraca campanha no campeonato local. Além de sair do elenco principal, os jogadores tiveram 50% de seus salários reduzidos, o que infringe as leis trabalhistas da Colômbia, impondo uma punição ao trabalhador sem lhe dar chances de defesa.

Em outubro, Viáfara e Valencia conseguiram a rescisão contratual com o América e estavam livres para assinar com outro clube. No entanto, o clube se recusou em conceder o atestado liberatório dos atletas, que precisaram da interferência do Instituto Colombiano dos Esportes (Coldeportes), maior autoridade esportiva daquele país. No mês passado, Viáfara conseguiu o pedido de antecipação de tutela na justiça colombiana para que fosse liberado de seu contrato. O jogador já assinou com o Furacão e aguarda apenas a regularização de seus documentos junto à justiça trabalhista brasileira para estrear com a camisa Rubro-negra. Agora, Valencia segue o mesmo caminho.

Confira a ficha técnica de Edwin Valencia, que deve assinar contrato nos próximos dias:

Nome completo: Edwin Armando Valencia Rodríguez
Posição: meia
Data de nascimento: 29/03/1985
Local de nascimento: Florida (Colômbia)
Altura: 1.82 m - Peso: 77 kg
Clubes em que atuou: América de Cali-COL

Facebook  

Matéria do site Furacao.com:
http://www.furacao.com/materia.php?cod=21814

© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Desde 1996 - Furacao.com - Site 100% não oficial - Agência Active